Inácio conferencista do Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento


_MG_3329 (1)“O mais eficiente instrumento de distribuição de riqueza que já aconteceu neste País foi a ampliação das universidades, dos cursos superiores e das escolas profissionalizantes, hoje espalhados por todo o Brasil”. Disse o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, durante o XXI Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, realizada nesta sexta-feira (31.07), na sede do BNB, no Passaré, em comemora os 63 anos da maior instituição financeira de desenvolvimento regional da América Latina. Inácio foi um dos conferencistas do painel “Produtividade, Competitividade e Inovação: Perspectivas para o Nordeste”, representando o CONSECTI – Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I.

O XXI Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento contou com a presença do Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e teve como objetivo mobilizar as classes empresarial e política, governos, comunidade acadêmica e terceiro setor, em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional.

C&T

Em sua fala, Inácio Arruda fez questão de ressaltar que os investimentos em ciência e tecnologia não podem ser contingenciados, mesmo em períodos de dificuldades. “É a C&T que vai ajudar o país a sair da crise”. Segundo Inácio, o Nordeste está muito bem preparado para receber investimentos em C&T e atrair grandes companhias para a região. “A caatinga, a zona da mata, o agreste, o cerrado são potenciais extraordinários existentes nesta região fantástica. Quem fica em São Paulo, só falando mal do país, não conhece o Nordeste”, ressaltou.

O secretário defendeu maior integração da academia com o processo produtor industrial e disse que os conservadores criticam exatamente o que os governos de Lula e Dilma têm de virtude e não os defeitos da administração. “É preciso ter coragem de enfrentar o debate e mostrar que o Nordeste “velho de guerra”, tem capacidade de ajudar o Brasil a sair da crise”.

A programação do Fórum contou ainda com mais dois painéis temáticos: “A promoção da inclusão social” e “Desafios do financiamento à infraestrutura”. Participaram representantes de instituições parceiras como Ministério da Fazenda, BNDES, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae e Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia. Também estiveram presentes executivos da iniciativa privada, autoridades políticas, professores, economistas, ONGs e promotores de políticas de desenvolvimento em âmbito regional, nacional e internacional.

Além dos painéis, também aconteceu a entrega da Comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento Regional e lançamento do Selo “10 Anos de AgroAmigo”. Na oportunidade, foi assinado acordo de cooperação técnica entre Banco do Nordeste e Sabrae, que visa promover e estimular o aumento da produtividade e da competitividade e a implantação de ações inovadoras das micro e pequenas empresas (MPE), bem como dos microempreendedores individuais (MEI) e pequenos produtores rurais.

,