Conselho Superior da Funcap propõe criação de parque tecnológico em Fortaleza


_mg_4963“A Funcap é a instituição mais importante para o desenvolvimento científico e tecnológico do Ceará, com impacto regional e nacional. Ao contribuirmos na formação de pessoas qualificadas nós estamos ajudando no desenvolvimento do estado e do país”. As palavras são do secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, durante a abertura da reunião do Conselho Superior da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), realizada na quarta-feira (12), na sede da Fundação.

A reunião foi a primeira de 2015 e também a primeira a contar com os novos gestores da Secitece e da Funcap. As pautas apresentadas ao Conselho para serem discutidas foram as seguintes: apresentação da situação atual da Funcap e apreciação das contas da Fundação de 2014; alterações em instruções normativas; nomeação dos membros das Câmaras de Assessoramento e propostas da nova gestão da instituição.

Pautas da reunião

O presidente da Funcap, Francisco César de Sá Barreto, fez uma apresentação da atual situação da instituição, das contas de 2014 e das propostas da atual gestão. “Hoje, e sempre, nós teremos projetos e resultados que são muito importantes para a sociedade”, afirmou o dirigente.

Além das contas de 2014 da Fundação, o dirigente falou sobre a situação da pesquisa no país e no estado, seguido de um comparativo de execução entre a instituição cearense e as Fundações de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e de Minas Gerais (Fapemig) no período entre 2008 e 2013. A evolução das bolsas concedidas pela Funcap e um comparativo com Fapesp e Fapemig, a evolução de usuários da Fundação, a relação dos investimentos realizados pela Funcap por pesquisador nas universidades e a composição do corpo técnico-administrativo da Fundação também foram abordadas.

O professor César de Sá Barreto apresentou, ainda, propostas de projetos a serem desenvolvidos pela Fundação. O primeiro deles foi a instalação de um Parque Tecnológico em Fortaleza; seguido do projeto de Mestrado de Ensino para Docentes do Ensino Básico e Médio da Rede Estadual; do fortalecimento das ações de divulgação científica da Funcap; da atração e fixação de pesquisadores no interior do estado e o programa InovaFIT.

Dentre as propostas, o Edital 09/2015 – Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI) foi lançado na última segunda-feira (10). O Parque Tecnológico irá passar ainda por estudos para implantação, enquanto o mestrado de ensino está em fase de negociação com Secitece, Seduc e será apresentado ao Governador Camilo Santana. O Programa InovaFIT está sendo planejado pela instituição e as ações de divulgação científica já estão em curso.

O presidente da Funcap apresentou algumas propostas a serem trabalhadas pela Instituição futuramente. A primeira delas foi o reforço no Orçamento do Tesouro Estadual para a Fundação, seguida da programação e aplicação dos recursos do Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará (FIT) e do aumento do corpo técnico-administrativo da Funcap.

“A Funcap está criando oportunidades. Está se movimentando”, afirmou o dirigente. “Ciência e Tecnologia se faz com pessoas. E nós precisamos formar as pessoas. A Funcap vai crescendo na medida em que novos programas sejam criados e os recursos sejam repassados”, destacou o presidente da Fundação. A Funcap está estudando novos editais e programas para serem lançados. Entre eles, foram citados editais voltados para Segurança Pública e Inclusão Tecnológica e programas de Apoio aos Mestrados Profissionais e Iniciação ao Ensino, além do projeto “Laboratório em um chip – Sala Limpa”.

Em seguida, o diretor Científico da Fundação, Luiz Drude de Lacerda, informou aos demais as alterações nas instruções normativas e a composição das Câmaras de Assessoramento. Dentre as mudanças nas instruções, estão a concessão da bolsa de doutorado por um período de 48 meses, ao invés dos 36 atuais, e o aumento do prazo para envio da ata de defesa da tese ou dissertação, que passa a ser de um mês.

O momento seguinte foi a discussão das pautas apresentadas para posterior votação de aprovação. As contas de 2014 da Funcap foram aprovadas pelos membros do Conselho Superior sem ressalvas, enquanto as alterações nas instruções normativas e a nomeação dos membros das Câmaras de Assessoramento só foram aprovadas depois da discussão e aprovação de mudanças sugeridas por alguns integrantes do Conselho.

As alterações nas instruções normativas que regem as bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI), Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Doutorado Fora do Estado entrarão em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do Estado. A Funcap entrará em contato com as universidades e instituições de pesquisa para informá-las acerca das mudanças ocorridas.

Avaliação da reunião

Para o presidente da Funcap, a primeira reunião do Conselho Superior da Funcap em 2015 foi produtiva, tanto pelo diálogo com a comunidade acadêmica quanto pela aprovação das pautas. “O que seria interessante, e espero que no futuro a gente consiga isso, é o Conselho se reunir com mais regularidade e tratar com igual profundidade e interesse assuntos prospectivos, como propostas, e também avaliações de programas com maior rigor, e que o próprio Conselho analise propostas da diretoria de forma mais acadêmica mesmo”, afirmou.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), professor Auzuir Ripardo, o diálogo entre Funcap, Secitece e instituições de ensino superior e as instituições de ciência e tecnologia é muito positivo e promissor. “Alinhando as nossas políticas com as políticas do estado, tenho certeza que o cidadão cearense vai ter condições de ter uma melhoria na qualidade de vida, na educação e em especial na educação profissional, que é a nossa finalidade maior. A gente vê que as políticas estão alinhadas e isso é muito importante. A reunião trouxe justamente essa impressão, essa medida, que as instituições do estado são motivadas para tocar a educação”, afirmou Auzuir Ripardo.

O secretário Inácio Arruda classificou a reunião como “muito positiva”, citando o debate gerado sobre o cenário científico e tecnológico no Ceará. “Acho que o principal é o planejamento, é o que nós estamos pensando para adiante”, destacou. “Apesar do ano de dificuldade para o estado e para o Brasil, nós temos que manter o que conquistamos e precisamos desenvolver ainda mais, utilizando da inovação e da ciência”, complementou Inácio Arruda.

“Olha, a reunião foi excelente. É a primeira vez que estamos participando da reunião com o secretário Inácio Arruda e o presidente César Sá Barreto, e eu fiquei muito impressionado com a visão que eles têm da ciência e tecnologia no estado, dos desafios que temos que avançar em nosso estado. Isso nos enche de esperança porque nós temos aí boas perspectivas para o futuro da ciência e tecnologia no nosso estado”, destacou Flávio Ataliba, diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Para o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jerffesson Teixeira de Souza, a avaliação da reunião é muito positiva. “O Conselho teve oportunidade de discutir questões importantes, como, por exemplo, as contas da Funcap do ano de 2014. Fez a renovação de algumas instruções normativas, que já precisavam de uma renovação, o que fortalece o sistema, e foi muito positivo também pela presença do próprio secretário. O que mostra uma vitalidade maior da Secretaria e importância pela fala do próprio secretário em relação ao papel da Funcap. Acho que fortalece a instituição”, declarou.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Funcap

 

,