Cinema de animação – Secitece e NUCA discutem parceria para formação de jovens no Vicente Pinzon


_mg_4929 (1)Na tarde da última terça-feira (11/8), o secretário da Secitece, Inácio Arruda, fez uma visita às instalações do Núcleo de Cinema de Animação (NUCA) da Casa Amarela Eusélio Oliveira, ligada a Universidade Federal do Ceará. O local dispõe de profissionais e toda a tecnologia necessária para formar pessoas na área de animação e já desenvolveu produtos premiados em diversos festivais, como o conhecido Anima Mundi.

O objetivo da visita foi avaliar possíveis parcerias entre Secitece e NUCA para a realização de cursos de cinema de animação no bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza – território escolhido para o início da ação “Pacto por um Ceará Pacífico”, que engloba programas para a prevenção da violência focada em locais críticos do Estado. O programa foi lançado na última sexta-feira (7/8) pelo governador Camilo Santana e reúne vários segmentos em favor da paz.

De acordo com o secretário Inácio Arruda, o bairro abriga cerca de 20 comunidades e dispõe de estruturas físicas (centros comunitários, escolas e associações) que poderiam funcionar como base para a realização dos cursos. “O cinema de animação é uma área fascinante para os jovens e a ideia é que a gurizada do Vicente Pinzon participe dos cursos dentro da sua comunidade”, frisou.

Recepcionado pelo diretor da Casa Amarela, Wolney Oliveira, Inácio aproveitou para conhecer os projetos que estão sendo realizados atualmente e se inteirou sobre o panorama da área de cinema de animação no Ceará. Estiveram presentes no encontro ainda os profissionais do NUCA Telmo Carvalho, Mariana Medina e Gustavo Melo.

 

Fonte Secitece:

,