Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense será inaugurado no final de agosto


_mg_6831Idealizado para promover capacitação profissional de excelência em áreas estratégicas do Estado, o Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense Lauro de Oliveira Lima (CTTC) está pronto para ser entregue à população. A data de inauguração, prevista para o final de agosto, foi uma das pautas discutidas durante visita ao empreendimento realizada na manhã desta segunda-feira (17/8) pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, e pelo chefe de gabinete do governador Camilo Santana, Élcio Batista. Participaram da visita ainda o secretário adjunto e o secretário executivo da Secitece, Francisco Carvalho e Gilvan Paiva, respectivamente, além do reitor do Instituto Federal do Ceará, Virgílio Araripe.

O CTTC é coordenado pela Secitece e está localizado no entroncamento das rodovias CE 085 (Estruturante) e CE 422, no município de Caucaia. Irá possibilitar a formação de cerca de 1,2 mil pessoas por ano nas áreas de Eletromecânica, Metalmecânica, Construção Civil e Petroquímica através de cursos rápidos e também de nível técnico, com duração de dois a três anos.

De acordo com o secretário Inácio Arruda, o CTTC dará à população mais oportunidades para a inserção no mercado de trabalho. “As pessoas formadas no novo centro estarão aptas para atuar nos diversos setores existentes dentro do Pecém. Além disso, o Governo do Estado também não precisará importar mão de obra, pois terá força de trabalho suficiente aqui”, reforça. A ideia é capacitar trabalhadores das cidades de São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Paracuru, Maracanaú, Maranguape, Paraipaba, Pentecoste, Fortaleza e demais municípios do entorno.

Investimentos

Para o funcionamento do CTTC, foram investidos recursos da ordem de R$ 33.742.623,54 em obras e equipamentos. O montante veio do tesouro estadual e do Ministério da  Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O novo centro conta com uma área total de 9,1 mil m² e uma área projetada total de 16 mil m², contemplando as áreas administrativas e de ensino, cozinha semi-industrial, três laboratórios e um auditório com capacidade para 275 pessoas.

Homenagem

O CTTC foi denominado Lauro de Oliveira Lima em homenagem ao ilustre educador cearense, falecido em janeiro de 2013. Natural de Limoeiro do Norte, Lauro ficou conhecido nacionalmente pela sua atuação política na educação e pelo desenvolvimento do Método Psicogenético – baseado na Epistemologia Genética de Jean Piaget, teoria que afirma que o conhecimento é gerado através de um interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes.

 

Fonte: Secitece

,