Projeto de geração de energia solar no Canal da Integração é elogiado pelo BID


img-20150629-wa0012O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) elogiou o projeto-piloto apresentado pelo Ceará acerca da utilização de painéis solares sobre a superfície do Canal da Integração. A iniciativa, que reduz a perda por evaporação do sistema de transporte de água e gera energia elétrica limpa foi mostrada ao Banco pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, na última segunda-feira (29/6), em Brasília.

A ideia é que BID e Governo do Ceará  formalizem cooperação técnica no valor de US$50.000,00 – montante que inclui diagnóstico, estudo de viabilidade técnica e o anteprojeto para a instalação dos sistemas fotovoltaicos nas grandes áreas planas ou com pouca inclinação que formam o Canal da Integração.

Além da Secitece, a iniciativa envolve diretamente as secretarias da Fazenda (Sefaz), Planejamento (Seplag), Meio Ambiente (Sema) e Recursos Hídricos (SRH). Dos seis estados que participaram do encontro, o Ceará foi o único a apresentar o projeto-piloto nos padrões solicitados pelo BID – que busca financiar ações com vistas à redução dos gastos públicos e convivência com as mudanças climáticas.

A próxima etapa consiste na análise dos projetos pelo Banco. A divulgação dos estados aprovados será feita no mês de julho.

,