Estande do Centec foi sucesso de público e mídia na Expocrato 2015


ina1 (2)O Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, na cidade do Crato, foi palco, entre os dias 12 a 19 de julho, de uma série de ações educacionais e técnico-científicas do Instituto Centec, que reuniu diversas unidades da instituição na Expocrato 2015.

Os visitantes do maior evento agropecuário do Norte/Nordeste foram recepcionados, no estande do Centec, com exposições educativas e apresentação de produtos e serviços oferecidos pelas Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri e Sertão Central; e pelos Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC), do Crato e Barbalha.

A abertura oficial do evento ocorreu às 20h, e contou com a presença de representantes do poder público e com a participação da população em geral. Após a solenidade, o governador Camilo Santana visitou os espaços da feira, dentre eles, o estande do Centec, sendo recebido pelo presidente Francisco Viana e pelo diretor de Extensão e Ensino, Silas Barros.

Na terça e quarta (13 e 14/07), o CVTEC Barbalha realizou o Circuito de Oficinas e Palestras do Instituto Centec, pelo 7º ano na Expocrato, oferecendo uma vasta programação técnica gratuita, que contou com lotação máxima em todos os cursos e oficinas, cerca de 40 pessoas cada.

Muitos dos participantes eram agricultores familiares e pequenos produtores de zonas rurais e estudantes de nível médio técnico de toda a região. Aconteceram palestras sobre defensivos agrícolas, irrigação de baixo custo e impactos da agricultura e pecuária no meio ambiente; e oficinas sobre produção de defensivos agrícolas e composto orgânico.

Professores e alunos da Fatec Sertão Central, em Quixeramobim, levaram para o estande produtos do curso superior de Tecnologia em Alimentos: queijos, ricotas e doce de leite com sabores variados. Os técnicos falaram aos visitantes sobre higienização, processamento do leite, controle de qualidade, dentre outros tópicos.

O docente do curso superior de Tecnologia em Agronegócio, Rildson Fontenelle, repassou aos produtores, conhecimentos sobre como produzir os blocos multinutricionais, uma tecnologia simples e que colabora para a sobrevivência dos animais no período da estiagem.

O CVTEC Crato realizou duas oficinas de culinária regionais na quarta e quinta-feira (15 e 16/07) que foram sucesso de público. Os estudantes apresentaram receitas inovadoras de drinks, coqueteis e canapés regionais desenvolvidos por meio de uma pesquisa gastronômica da região caririense.

O presidente do Centec, Francisco Viana, destacou em entrevista ao jornal Diário do Nordeste a importância de se oferecer cursos e oficinas ao público da Expocrato, especialmente nas áreas de irrigação e agricultura familiar. “O evento atrai produtores de toda a região que estão em busca de alternativas de sobrevivência à estiagem, desde a otimização do uso da água a outras opções viáveis de alimentação animal”, disse ele.

Raimunda Maria, agricultora há 30 anos, foi uma das participantes das oficinas oferecidas pelo Centec. Ela conta que a aproximação com o CVTEC Barbalha ajudou a melhorar o escoamento Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) da produção da agricultura familiar. “Recebemos treinamentos do Centec, além de ajuda para organizar mensalmente a nossa feira de agricultura familiar, onde expomos produtos livres de venenos”, finalizou.

O estande do Centec contou também com inovações na área da indústria por meio da participação dos docentes e discentes da Fatec Cariri, em Juazeiro do Norte. Um dos projetos apresentados foi o da Casa Sustentável, com energia solar e controlada por um aplicativo em smartphone.

No sábado (17), o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, visitou o estande do Centec e conheceu os projetos apresentados ao conversar com alunos e professores de cada uma das exposições.

O Instituto Centec ofereceu, na Expocrato 2015, acesso gratuito à ciência, tecnologia e educação e contou com uma cobertura diária dos veículos de comunicação de todo o Estado. Foram mais de 50 inserções em programas de rádio e televisão, jornais impressos e blogs. A organização do evento estima uma visitação de mais de 270 mil pessoas durante toda a semana e cerca de R$ 100 milhões em negócios. Mais fotos do Centec na Expocrato 2015 estão disponíveis na página www.fb.com/InstitutoCentecCeara.

O Instituto Centec é uma organização social que está presente em 43 municípios cearenses oferecendo cursos básicos, técnicos de nível médio, superiores tecnológicos e pós-graduação, por meio de parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), do Governo do Estado do Ceará.

 

Fonte: Centec

 

,