Secitece participa de apresentação do Projeto Fortaleza 2040


fortaleza2040.1A Prefeitura de Fortaleza apresentou, na manhã desta sexta-feira (19/6), a metodologia do Núcleo do Poder Público do Projeto Fortaleza 2040. A ação, ocorrida no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), possibilitará o trabalho uníssono das esferas do poder municipal, estadual e federal, articulando ações e minimizando o efeito das descontinuidades de políticas públicas. O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, representou os secretários estaduais durante a solenidade. O secretário adjunto Francisco Carvalho, também esteve presente.

No local, foi entregue o Caderno de Trabalho do Núcleo de Políticas Públicas que explica as divisões temáticas, fases e metodologias de discussão desses. Além disso, questionários foram apresentados como ferramentas de trabalho, com o objetivo de serem respondidos pelos agentes públicos, divididos em cinco partes: sobre a parte pública; sobre o nível de integração vertical e horizontal das políticas; impactos da política pública no contexto de Fortaleza; fatores de convergência e análise de ambiência; identificação de prioridades.

Presente no local, o prefeito Roberto Cláudio explicou a importância do projeto: “A ideia é que até meados do próximo ano seja entregue a cidade um plano de como a cidade deva crescer, se expandir, se restaurar, garantir infraestrutura, equipamentos sociais e acessos aos serviços públicos até 2040. Isso vai ajudar os gestores de plantão, mas vai ajudar mais ainda a população a saber efetivamente que cidade é essa que queremos para o futuro. Por isso que essa construção tem que ser tão coletiva e harmonizada com a opinião da população”, declarou.

Responsável pelo gerenciamento do projeto, o superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), Eudoro Santana, esclareceu sobre a atual etapa da ação. “Essa é a terceira grande reunião. Nós já fizemos atividades com o núcleo dos territórios, com todos os bairros, o núcleo temático com todas as instituições, FIEC, CDL, universidades, entre outros e, agora, estamos fazendo o das políticas públicas, na direção de articular esse trabalho às políticas públicas, seja de educação, saúde, mobilidade, meio ambiente, tanto no nível municipal, estadual, ou federal”, afirmou.

Mais sobre o Plano Fortaleza 2040

O Plano Fortaleza 2040 é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza, desenvolvida através do Instituto de Planejamento de Fortaleza – Iplanfor, com apoio da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura. A ação é uma nova forma de planejar a cidade com cidadania. A equipe técnica, gestores públicos e a sociedade entram em consenso sobre um futuro comum para a cidade e, juntos, apontam as soluções que farão de Fortaleza uma cidade boa de morar para todos.

Por ser um plano de Estado e não apenas de governo, o diálogo com a sociedade torna-se essencial na sua elaboração compartilhada, o que deverá se dar a partir da constituição de diversificados grupos de interesse seguindo uma dinâmica de construção participativa e pactuada.

Fonte: Secitece

,