Governador Camilo Santana inaugura Campus Multi-institucional de Iguatu


destaqueinO governador Camilo Santana inaugurou, na noite do último sábado (23), o novo Campus Multi-institucional Humberto Teixeira, localizado na cidade de Iguatu, na Região Centro-Sul do Estado. “Estou aqui inaugurando esse equipamento, mas o verdadeiro responsável por essa obra é o ex-governador Cid Gomes, que tanto fez pela educação do Ceará”, afirmou o chefe do executivo, lembrando o legado deixado por Cid Gomes.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, destacou a relevância de um equipamento como este para a população do interior do estado. “Parabéns ao governador Camilo por honrar esse compromisso de dar ao povo do Ceará essa magnífica estrutura educacional. Vamos alcançar com o novo Campus Multi-institucional de Iguatu uma elevação considerável do ensino e da formação na região”, disse.

Por meio da Secitece, o Governo do Estado investiu mais de R$ 25 milhões na obra e em mobiliários e equipamentos para a instalação do novo Campus. Deste valor, cerca de R$ 16 milhões são oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O empreendimento receberá aproximadamente dois mil estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e do Instituto Centec.

Homenagem a Humberto Teixeira

Na cerimônia, foi homenageado o compositor iguatuense e parceiro de Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, cujo centenário é comemorado em 2015. A filha do compositor, a atriz Denise Dummont, esteve presente à solenidade e visitou o memorial que foi montado dentro do Campus para lembrar a vida e obra de Humberto Teixeira.

“Meu pai saiu daqui para o mundo. Antes as pessoas tinham que partir para outros locais para se formar. Agora não precisarão mais fazer isso, pois temos aqui em Iguatu este novo campus”, ressaltou Denise Dummont. Já o governador Camilo disse estar orgulhoso da estrutura do equipamento. “Esse empreendimento é o mais bonito e mais moderno campus universitário de todo o Interior do Nordeste brasileiro, que formará o futuro de pessoas da região. E para nós, é motivo de orgulho batizar com o nome de um grande educador e compositor iguatuense”.

Mais oportunidades

Para a universitária do curso de enfermagem Rayane Ledo, de 21 anos, o campus universitário facilitará a vida de muitos jovens. “Esse momento é histórico para os estudantes do Centro-sul. O Centro Multi-institucional, que tem uma estrutura ímpar, vai nos proporcionar o estudo na nossa própria região, sem ter que buscar oportunidades fora do nosso convívio familiar”, disse a estudante, que mediu a pressão do governador durante visita no equipamento.

Estrutura

Em uma área total de 37 mil m² e com área construída de 15.681,19 m², o espaço conta com 42 salas de aula, 16 laboratórios, auditório com 223 lugares, biblioteca com 240m² e sala multimídia para 67 pessoas. O estacionamento tem capacidade para 145 automóveis, 80 motos e 20 bicicletas.

Cursos

O Campus Multi-institucional irá reforçar a oferta de cursos de nível superior no interior do Estado, atendendo cerca de 2 mil alunos, em sua maioria da região centro-sul do Ceará. Em Iguatu, a Uece conta com 682 alunos distribuídos nos cursos de Letras, Pedagogia, Matemática, Física e Ciências Biológicas. Já a Urca irá transferir para o novo campus 1.380 alunos, oriundos dos cursos de Direito, Enfermagem, Educação Física e Ciências Econômicas.

Esporte e lazer

Para o pleno desenvolvimento das atividades esportivas, foi projetado um ginásio poliesportivo coberto, que obedece aos padrões oficiais e que atenderá também a comunidade. O campus é dotado ainda de piscina semiolímpica, espaço para a prática de ginástica e dança, academia e vestiários, além de um centro de convivência com lanchonetes, livraria e restaurante.

Estiveram presentes na solenidade, além do governador e do secretário Inácio Arruda, os secretários Élcio Batista (Gabinete do Governador) e Mirian Sobreira (Políticas Sobre Drogas); o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o deputado federal Odorico Monteiro, o vice-prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor; os reitores Jackson Sampaio (Uece), Otonite Cortez (Urca) e Fabianno de Carvalho (UVA), o presidente do Instituto Centec, Francisco Lopes Viana; diversos prefeitos da Região e lideranças políticas locais.

 

Fonte: Secitece

,