Energias renováveis – Avançam discussões para implementação de projeto envolvendo BID e Secitece


dsc_0137 (1)Consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estiveram na sede Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece) no último dia 5 de maio, para tratar de projetos de cooperação técnica com o Governo do Estado na área de energias renováveis.

Durante a reunião, o secretário Inácio Arruda destacou algumas iniciativas de interesse do governo, como a de ampliação de uma ação já realizada pela Uece, que aproveita a energia solar para redução dos custos da instituição.

De acordo com os consultores do BID, as iniciativas buscadas pelo Banco envolvem a qualificação dos gastos públicos e a convivência com as mudanças climáticas. No Ceará, a cooperação técnica que está sendo discutida deve abranger, além da Secitece, as secretarias do Planejamento e da Fazenda.

As regiões Norte e Nordeste do Brasil são prioritárias para o Banco, que atualmente desenvolve projetos em 17 estados brasileiros. Participaram da reunião Vanderleia Radaelli, da Divisão de Competitividade e Inovação do BID, Thiago de Araújo Mendes, especialista em Clima, e ainda as consultoras Sol Garson e Andreza Leodido. O secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, bem como o secretário executivo, Gilvan Paiva, também participaram do encontro.

 

Fonte: Secitece

,