Pesquisas no mar – Desenvolvimento de submarino cearense é pauta de encontro na Secitece


dsc_0014submarino (1)A continuidade de um projeto inovador que está desenvolvendo um submarino para pesquisas e exploração de petróleo foi pauta de reunião nesta segunda-feira (20/4), no gabinete do secretário da Secitece, Inácio Arruda. A concepção do equipamento já foi elaborada, necessitando agora de financiamento para sua fabricação.

Participaram do encontro o coordenador da Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer Nordeste (CTI-NE), Aristides Pavani Filho, além do presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ceará (ITIC), Carlos Artur. O equipamento já recebeu recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

“O submarino apoiará os estudos da nossa ‘Amazônia Azul’ e poderá ser utilizado ainda na área profissional, como uma ferramenta da Petrobrás para exploração de petróleo no pré-sal”, explicou Aristides Pavani. Além do CTI/NE e do ITIC, diversas instituições de pesquisa estão envolvidas no projeto inovador, como a Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza e Universidade Federal Vale do São Francisco, além do Instituto Atlântico e da empresa Armtec Tecnologia em Robótica.

De acordo com o secretário Inácio Arruda, a ideia é levar ao presidente da Finep, Luiz Fernandes, as justificativas para a continuidade do projeto, que foi desenvolvido em território cearense e representa um salto para a pesquisa oceanográfica no Brasil. Uma viagem à sede da instituição, no Rio de Janeiro, já está sendo agendada com vistas à retomada da iniciativa.

Fonte: Secitece

 

 

 

,