Parque Tecnológico e Mestrado para professores do Estado


dsc_0052A instalação de um Parque Tecnológico, o Laboratório em um chip – Sala Limpa, e o projeto de Mestrado de Ensino para Docentes do Ensino Básico e Médio da Rede Estadual, com foco nas áreas de Física, Química, Matemática, Letras e Educação foram algumas das propostas e projetos a serem desenvolvidas pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), e que foram apresentadas pelo presidente da entidade, Francisco César de Sá Barreto, ao secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda. A reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira (23.04), na sede da Secitece, com a presença de vários diretores da Fundação.

Durante a reunião, o presidente da Funcap apresentou também a evolução dos recursos executados entre os anos de 2008 e 2014, seguido de um comparativo de execução entre a instituição cearense e as Fundações de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e de Minas Gerais (Fapemig) no período entre 2008 e 2013.

Propostas e projetos

– Parque Tecnológico de Fortaleza. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social de Fortaleza, do Ceará e do Brasil, mediante a estruturação e gestão sustentável de um ambiente de negócios capaz de potencializar as atividades de pesquisa científica e tecnológica. Esses objetivos seriam atingidos por meio da interação e cooperação entre universidades, instituições científicas e tecnológicas, empresas de base tecnológica, entidades ou órgãos da administração pública direta e indireta federal, estadual e municipal; instituições privadas ou públicas sediadas no País ou no exterior.

– Laboratório em um chip – Sala Limpa – O Centro de Tecnologia de Diagnóstico e Monitoramento Remoto seria ligado ao Parque Tecnológico de Fortaleza e ofereceria ferramentas e assistência técnica e científica voltados para o projeto, simulação, fabricação, caracterização, integração e teste de sistemas baseados em micro e nanotecnologias, o chamado “Laboratório em um chip”.

– Projeto de Mestrado de Ensino para Docentes do Ensino Básico e Médio da Rede Estadual. O Mestrado seria direcionado as áreas de Física, Química, Matemática, Letras e Educação, com duração de três anos, bolsas para docentes e orientadores e cooperação entre as instituições de ensino superior do Ceará.

– Atração e Fixação de Pesquisadores no Interior do Estado, contando com verbas para custeio; Bolsas de Iniciação; Bolsa de Produtividade e Auxílio para Intercambio.

Por fim, o professor César de Sá Barreto apresentou algumas propostas a serem trabalhadas pela instituição futuramente. A primeira delas foi a intenção de reforçar o Orçamento do Tesouro Estadual para a Fundação, seguida da programação e aplicação dos recursos do Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará (FIT) e do aumento do corpo técnico-administrativo da Funcap. As propostas e projetos serão apresentadas posteriormente ao Governador Camilo Santana.

,