Execução do PCTI/NE é discutido durante videoconferência nesta quarta (8/4)


dsc_0145Criado para nortear as ações de Ciência, Tecnologia e Inovação dos estados do Nordeste de forma a colocar a região num patamar mais avançado de desenvolvimento econômico, o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovaçãopara o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Brasileiro (PCTI/NE) foi tema de videoconferência realizada na tarde desta quarta-feira (8/4), no Instituto Centec.

O secretário Inácio Arruda participou da videoconferência, comandada pela presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), Francilene Garcia. O encontro tratou dos detalhes de uma reunião a ser realizada no Banco do Nordeste (BNB) no dia 15/4 (próxima quarta-feira) que irá discutir as formas de financiamento com vistas à execução do plano na região.

Para Inácio, é muito importante reunir vários atores do Nordeste em torno da implementação do plano. “Vamos envolver tanto os agentes públicos voltados à CT&I quanto o setor financeiro”, afirmou. Assim sendo, está prevista para evento do dia 15/4 a participação não só dos secretários de C&T, mas também de representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do próprio BNB, além do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Sobre o plano – Considerado uma ação pioneira, o PCTI/NE abrange as demandas estaduais com uma visão de aplicação de curto, médio e longo prazo. Foi elaborado sob a coordenação do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) – organização vinculada ao MCTI, com a participação direta de todos os estados nordestinos, através de oficinas locais. Em Fortaleza/CE, a oficina aconteceu em 2013 na sede da Secitece, que se envolveu na organização e na mobilização das instituições que colaboraram para a construção do plano.

Confira, na íntegra, a versão virtual do PCTI/NE clicando aqui.

 

Fonte: Secitece

,