Aula magna: Secretario fala sobre o crescimento da universidade na última década


_MG_2306O secretário de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Inácio Arruda, proferiu a Aula Magna do curso de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação, da Universidade Federal do Ceará, na manhã desta terça-feira (31.03), no auditório Professor Prisco Bezerra. Ao iniciar sua fala, Inácio falou do grande prazer de retornar as salas de aula do campus do Pici, onde cursou Matemática, mas em virtude da sua luta no movimento social, teve que abandonar o curso.E parabenizou a todos por fazerem parte dessa universidade de “altíssima” qualidade. “A diferença da UFC de quando eu cheguei é imensa. Na última década, as mudanças têm sido muito maiores. O Estado do Ceará está crescendo na educação pública de nível médio e superior”.

Para o secretário, o crescimento do número de instituições de ensino superior no Estado e a expansão da UFC para o Interior são alguns dos fatores responsáveis pelo crescimento tecnológico e científico do Ceará. “É preciso ampliar a força de uma instituição poderosa como a Universidade para que você se sinta participante de um projeto que fortaleça o País”, afirmou.

O secretário enumerou diversas estratégias que têm sido adotadas para fortalecer a pesquisa, como o aprimoramento das fundações de apoio à pesquisa, a ampliação da oferta de bolsas e de editais, a promoção das relações internacionais entre universidades e instituições e o investimento em equipamentos.

O evento marcou o início das comemorações de 20 anos do curso de Mestrado e 10 anos do curso de Doutorado em Ciência da Computação da UFC. Contou ainda com a presença do titular da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Fortaleza, Prof. Tarcísio Pequeno; da Diretora do Centro de Ciências, Profª Simone da Silveira Sá Borges; da representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Profª Cláudia Linhares Soares; e do vice-chefe do Departamento de Computação, Prof. João Paulo Pordeus Gomes.

_MG_2282Ainda em sua fala, Inácio mostrou a necessidade de preparar o país para dar saltos maiores em um tempo curto. Para isso é preciso decisão política, enfrentar o debate, enfrentar a resistência daqueles que querem conter o projeto de desenvolvimento que quer manter esse país de pé. “O grande embate hoje no país é se o Brasil deve continuar caminhando com com suas próprias pernas ou se curvar aos Estados Unidos”, destacou. “É a causa do país versus a causa da dependencia”, completou.

Inácio ressaltou também que antes do governo Lula foi uma grande instagnação total. Esse governo popular, além de fortalecer e criar várias universidades federais, fortaleceu a integração com a América do Sul e os instrumentos de integração. Fortaleceu a Celac e o Mercosul, criou a Unasul, descobriu o Pré-sal, uma das maiores reservas do mundo. “Temos que manter o país nesse ritimo de crescimento, com um desenvolvimento mais arroajdo”, concluiu.
Fonte: Secitece

 

,