Aprovada mensagem que regulamenta a categoria de Professor Associado das Universidades Estaduais do Ceará


e99e481f04A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (09/04), mensagem do poder executivo de n.º 7.672, que dispõe sobre a regulamentação da categoria do Professor Associado nas três universidades Estaduais (UECE, UVA e URCA). Esta é uma reivindicação de cerca de 70 professores doutores, que começou em 2008, quando foi aprovado o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da categoria, que criou a classe de Associado, mas não criou as vagas para o novo cargo.

Só em outubro de 2014 o Executivo enviou a Assembleia Legislativa mensagem criando as vagas de professor Associado , que tomou a denominação de PL 100/2014, tendo sido desarquivada agora em 2015, pelo Poder Legislativo. A matéria aprovada nesta quinta-feira, “ altera a distribuição dos cargos de professor integrante do Grupo Ocupacional Magistério Superior (MAS) e os empregos públicos transformados em cargos de provimento efetivo pelo Decreto n.º 26.691, de 08 de agosto de 2002, em consonância com as classes estabelecidas pela Lei n.º 14.116, de 26 de maio de 2008, com lotação na Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), Fundação Universidade Regional do Cariri (Urca) e Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)”.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, destacou a importância da aprovação da matéria para o fortalecimento das Universidades Estaduais. “Lutamos sempre pela valorização da categoria do professor, pela melhoria das suas condições de trabalho. Tudo isso reflete diretamente na qualidade do ensino superior”, explicou.

 

Fonte: Secitece

,