Aldo Rebelo virá a Fortaleza para o lançamento do PCTI/NE


IMG-20150417-WA0000 (1)O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, virá ao Ceará no final de junho, para o lançamento do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Brasileiro (PCTI/NE). A informação é do secretário da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Ceará, Inácio Arruda, que esteve com o ministro nesta sexta-feira (17.04), apresentando os principais pontos da reunião que aconteceu na sede do BNB em Fortaleza (15.04), com todos os secretários de C&T do Nordeste, a presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), Francilene Garcia, além de representantes do FINEP, BNB e BNDES.

Inácio explicou ao ministro Rabelo que a reunião tratou da implementação do PCTI/NE, através do financiamento de bancos e agências de fomento. De 2002 a 2015, apenas 8% da oferta de crédito da Finep, por exemplo, foram utilizados pelo Nordeste. E mostrou a necessidade de haver a desconcentração da oferta de crédito para a região,

O lançamento do PCTI/NE está previsto para o final de junho, com a presença do ministro Aldo Rebelo. Uma videoconferência será realizada no dia 4 de maio com objetivo de traçar a execução do plano. “A ideia é operar com condições mais adequadas para o setor”, explicou Inácio.

Sobre o PCTI/NE – Criado para nortear as ações de Ciência, Tecnologia e Inovação dos estados do Nordeste de forma a colocar a região num patamar mais avançado de desenvolvimento econômico, o PCTI/NE abrange as demandas estaduais com uma visão de aplicação de curto, médio e longo prazo. Foi elaborado sob a coordenação do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) – organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a participação direta de todos os estados nordestinos, através de oficinas locais.

 

Fonte: Secitece

,