Secretário recebe representantes do IFCE


Reu1O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 13 de março, a visita do reitor do Instituto Federal do Ceará – IFCE, Virgílio Araripe. Acompanhado dos pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Auzuir Ripardo de Alexandria, e de Ensino, Reuber Saraiva Santiago e da assessora pedagógica Mirian Brasil, o reitor conversou com o secretário sobre os últimos detalhes operacionais para a inauguração do Centro de Treinamento Técnico do Ceará – CTTC, prevista para julho.

Prestes a inaugurar, o Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense deverá tornar-se um dos principais instrumentos na promoção da capacitação e na formação de mão de obra com vistas ao desenvolvimento sustentável do Estado. Entre as áreas contempladas pelo CTTC estão as de Petroquímica, Construção Civil e Eletromecânica. O novo Centro foi construído com recursos da ordem de quase R$ 36 milhões para obra e equipamentos e abrange uma área de 9,1 mil m², contemplando as áreas administrativas e de ensino, cozinha semi-industrial, três laboratórios e um auditório com capacidade para 275 pessoas.

Embrapii 

A instalação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) no Ceará, anunciada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação no último dia 4 de março também foi discutida durante a reunião. Criada em 2013 com o objetivo de estreitar a distância entre a geração de conhecimento e o setor produtivo, a Embrapii passará a contar com mais cinco institutos federais, que se juntam a outras 13 unidades já conveniadas à entidade e focadas em atender demandas específicas da indústria. No Ceará, o centro de pesquisa será voltado para as áreas de sistemas embarcados e mobilidade digital.

O reitor do IFCE disse que a atuação do pólo de inovação será alinhada com a política da Secitece.”Esse pólo é uma grande conquista para nós. A vinda de Embrapii dará à política de TI no Ceará uma outra dimensão. Vamos convidar unidades de pesquisas de grandes empresas do exterior com o intuito de transferir tecnologia, e valorizar ainda mais as nossas empresas. Podemos dar um salto de qualidade”, afirma Inácio Arruda.

Com início das atividades previsto ainda para o primeiro semestre deste ano, a novo equipamento será instalado onde atualmente funciona o Centro de Pesquisa e Qualificação Tecnológica – CPQT, na Rua Padre Francisco Pinto, 114 – Benfica.

Fonte: Secitece

,