Secitece e Nutec discutem desafios e estratégias para a Fundação


DSC08459Os novos rumos da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) foram discutidos durante um seminário comandado pelo presidente da instituição, Francisco das Chagas Magalhães, na última sexta-feira (20/3), no auditório do Nutec. Participaram do evento o secretario da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e o secretário Executivo, Gilvan Paiva, além de diretores, gerentes e supervisores da Fundação.

Segundo o presidente do Nutec, o quadro atual de colaboradores demonstra a necessidade de concurso público urgente. Para ele, a situação financeira do Nutec de 2010 à 2014 demanda ainda novas parcerias estratégicas. “Precisamos tornar o Nutec um endereço preferencial quando o assunto for Ciência, Tecnologia e Inovação. Para tanto, são necessários investimentos para a recomposição do quadro de RH e modernização tecnológica”, referindo-se à demanda de pessoal e de equipamentos necessários para o funcionamento adequado dos laboratórios.

Inácio Arruda demonstrou interesse em acompanhar de perto o Nutec, considerando-o fonte de renda para o Estado. Comprometeu-se, ainda, em interceder junto ao governo na realização de um concurso público: “O Nutec é um órgão que pode ajudar o Estado com arrecadação. Essa é uma discussão que o governo deve ser convencido e eu como secretário tenho que colaborar”.

Atração de pesquisadores – Almejando solucionar o problema de falta de recursos humanos, Inácio sugeriu a atração de universitários para a realização de seus mestrados e doutorados dentro do Nutec. Para tanto, prometeu negociar bolsas destinadas ao Nutec na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), contribuindo para a pesquisa no estado. “Pesquisador deve ganhar bem! Temos que ter por base pelo menos o pagamento exercido nas universidades. Precisamos de motivação para atrair os estudantes!” explicou o secretário.

Inspeção veicular – O Nutec é dotado de um laboratório amplamente equipado com linha de inspeção computorizada e equipamentos para a medição do nível de ruídos e poluentes dos veículos. Sabendo disso, o secretário da Secitece comprometeu-se em negociar para que frotas oficiais (estado e prefeituras) e veículos para transporte escolar sejam clientes deste laboratório: “Temos uma região metropolitana enorme, isso não inviabiliza o setor privado, pois trabalharíamos com o preço de mercado”, completa.

Durante o seminário, o secretário ficou a par dos projetos em negociação e em execução do Nutec. O presidente da instituição apresentou ainda o Planejamento Estratégico do Nutec para 2015, com a definição de 16 metas prioritárias em todas as áreas da instituição. Clientes e parceiros potenciais foram discutidos, assim como a viabilidade das ações do Nutec apresentadas no Plano de Governo “7 Cearás”. Um novo encontro para tratar do andamento das decisões será realizado ainda em março.

 

,