Inácio Arruda é agraciado com a Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho


medalha_uece01 (1)O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, foi agraciado pela Universidade Estadual do Ceará com a Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho, na tarde desta segunda-feira (23/3). A entrega da comenda, outorgada em março de 2014, foi realizada no auditório da Reitoria e fez parte das comemorações pelos 40 anos de existência da Uece.

Inácio recebeu a comenda juntamente com o empresário Fernando Cardoso Linhares. Os dois deram forte contribuição para o fortalecimento da Uece, no campo educacional e institucional, respectivamente. “Orecebimento desta comenda aumenta imensamente a nossa responsabilidade perante a universidade”, disse o secretário, enfatizando a importância da Uece na formação do povo cearense e na produção científica do Estado e do País.

As medalhas foram entregues pelo reitor Jackson Sampaio, que enumerou os motivos pela escolha dos dois agraciados. “Escolhemos o empresário crateuense Fernando Linhares por ter doado 20 hectares de terreno para a Uece construir o campus da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), que hoje beneficia diretamente a cidade”.

Já a escolha do então senador Inácio Arruda foi motivada pela sua atenção com vistas ao fortalecimento da Uece. “Inácio articulou investimentos na área de infraestrutura para o êxito da 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e destinou recursos para o aparelhamento do Mestrado Acadêmico em Ciências da Computação”, enumerou o reitor.

O secretário também apoiou a construção de salas e laboratórios da Faculdade de Educação de Crateús e na Faculdade de Educação de Itapipoca. No Plano Nacional de Educação, propôs estratégias para elevar a taxa de matrículas na educação superior, por meio do fortalecimento das Universidades Estaduais e Municipais, estimulando reestruturação e expansão das nossas instituições por meio de apoio técnico e financeiro do Governo Federal.

Sobre a medalha – Honraria criada em 2003 e aprovada pelo Conselho Universitário da Uece, em 2003, a Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho contempla cinco categorias: Científica, Cultural, Administrativa, Institucional e Educacional.

Selo dos Correios – Na ocasião, houve o lançamento do Selo Comemorativo dos 40 anos da fundação da Uece pela Empresa de Correios e Telégrafos – ECT, com a homenagem aos participantes da 1ª Ata de reunião do Conselho Universitário. O criador do layout do Selo Comemorativo do Jubileu de Rubi, o aluno e servidor José Mairton Barroso Junior, também foi homenageado. O selo ficará disponível durante 30 dias na Agência Central e depois seguirá para o acervo nacional dos Correios.

Fonte: Secitece

,