UTD amplia oportunidades para quem busca capacitação em Tecnologia da Informação


dsc_06581Diversos estudantes que concluíram cursos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) lotaram o auditório onde ocorreu a solenidade de certificação da Universidade do Trabalho Digital (UTD), nesta quarta-feira, 25/2. O evento contou com a participação do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, que nomeou a UTD como Universidade da “inclusão social”, por estar permitindo a formação profissional das pessoas que mais precisam.

“Na UTD não há discriminação: temos aqui jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência: todos em busca de dar mais um passo rumo ao conhecimento”, afirmou Inácio. O secretário comentou sobre o empenho da Secitece em ofertar novas turmas na UTD voltadas às pessoas com deficiência auditiva.

No total, foram certificadas 424 pessoas nos cursos de Iniciação Digital, Iniciação à Programação, Design Gráfico, Web Design, Administração de Sistemas Linux, Programação em Java com Banco de Dados, Programação em PHP com Banco de Dados, Formação Empreendedora, Aperfeiçoamento Digital, Suporte e Manutenção de Computadores e Conectividade e Segurança da Informação.

A solenidade de certificação contou com a participação do secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho; da coordenadora da UTD, Hortência Sucupira; do professor Aroldo Morbiducci – representando os docentes da UTD; e ainda do diretor do Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará (Cetrede/UFC), Francisco Melo Lima. Em seu discurso, Melo enfatizou a importância da formação profissional em uma sociedade com transformações cada vez mais velozes. “É necessário capacitar-se e apropriar-se do conhecimento sempre. Isto é condição para permanecer no mercado de trabalho”. O Cetrede é parceiro da Secitece na execução dos cursos da UTD.

Entre os estudantes certificados, estava Bosco de Farias, que possui deficiência visual e finalizou o curso regular de Web Design. Para ele, que também é professor do Iniciação Digital para pessoas com Deficiência Visual da UTD, a boa estrutura e a qualidade do ensino são diferenciais. “Os cursos da UTD são de alto nível e o melhor: é tudo de graça!”.

Inscrições

A UTD é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Secitece, que está ampliando a qualificação profissional e a empregabilidade dos cearenses, por meio de cursos gratuitos voltados ao mercado na área de TIC. Os estudantes recebem todo o material didático, são encaminhados para oportunidades de trabalho e ainda obtém apoio à estruturação de novos negócios.

As inscrições na UTD são permanentes e todos os cursos gratuitos. Para se inscrever, o candidato precisa ter idade a partir de 16 anos e ser alfabetizado. As inscrições são feitas na própria sede da UTD, de segunda a quarta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O candidato deve portar RG, CPF e comprovante de endereço.

 

,