Itapipoca ganha novo campus do IFCE


IMG_1317Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 26 de janeiro, o novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que irá ofertar cursos técnicos e superiores. A solenidade de inauguração contou com a presença do ministro da Educação, Cid Gomes; do governador do Estado, Camilo Santana; do reitor do IFCE, Virgílio Araripe; do prefeito de Itapipoca, Dagmauro Moreira, e do senador Inácio Arruda, que assume o comando da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Secitece, no próximo dia 2/2.

Para a instalação no novo campus do IFCE, o Governo do Estado, investiu, através da Secitece, R$ 11.081.381,75 para desapropriação, elaboração do projeto e implantação. Em contrapartida, o Governo Federal investiu R$ 4.749.944,37 para conclusão do equipamento.

O prefeito de Itapipoca, Dagmauro Moreira, relembrou a importância do IFCE como instituição e o papel fundamental na qualificação dos jovens. “Todos os domingos temos 12 ônibus saindo de Itapipoca pra Sobral e Fortaleza levando nossos estudantes. Tenho certeza de que daqui a alguns anos, serão os jovens de outros municípios que virão pra cá, tornando Itapipoca um pólo de educação para a região. Itapipoca dá um passo adiante com essa conquista”, afirmou.

Já o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, agradeceu ao senador Inácio Arruda e ao ex-secretário da Secitece, René Barreira, pelos esforços para a expansão do ensino superior e técnico no Ceará. “Ao longo dos quase 106 anos de existência, o IFCE vem cumprindo com grande competência um importante papel social. Estamos entre as principais instituições do Brasil na área de educação profissional, com a missão de qualificar mão-de-obra para o desenvolvimento do País”, lembrou Araripe ao ressaltar que “os importantes avanços que vemos obtendo nos últimos anos não seria possível sem o apoio do MEC, das prefeituras municipais e do Governo do Estado”.

Ex-aluno da Escola Técnica Federal, o senador Inácio Arruda disse que “sempre me emociono nesses atos porque sei o valor e a importância do IFCE, e o que isso significa para cada um de nós estudantes, para o nosso Estado e para o País. Nessa expansão recente, além da luta pelos recursos para o IFCE e UFC, coube exatamente a um torneiro mecânico compreender a importância que essas instituições têm e o papel destacado para o desenvolvimento do País”.

Inácio afirmou que é preciso ampliar ainda mais o número de Institutos no Brasil e ressaltou que apesar das dificuldades “temos que fazer a contramaré, precisamos de mais formação seja ela superior, média, profissional. Nosso grande salto é esse, é formação de qualidade, o conhecimento. São essas duas áreas juntas – a ciência e tecnologia e a educação, que vão fazer com que o Ceará dê o salto de qualidade que precisamos”.

De acordo com o ministro Cid Gomes, uma grande meta de sua gestão à frente do MEC é o ensino básico. “Governador Camilo, quero afirmar aqui que a modalidade ensino básico será o nosso maior desafio e o ensino fundamental, nossa maior preocupação”, comentou. “O nosso compromisso de ampliar a educação se firma com a implantação de um Campus avançado da Universidade Federal em Itapajé, que eu já assegurei  e eu assumo o compromisso de não medir esforços para criar o Campus avançado da UFC em Itapipoca”, concluiu.

“É importante contar com o apoio do ministro Cid Gomes, principalmente no momento em que a presidenta Dilma elege como lema para o seu governo “Brasil, pátria educadora!”. Eu parabenizo a iniciativa do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma, de expandir os institutos federais por todo o Brasil. Aqui no Ceará eram quatro no início do Governo. Estamos em 26 com planejamento para 33 e vamos expandir ainda mais”, disse o governador Camilo Santana.

Camilo citou ainda a conclusão da siderúrgica para 2016. “É a única siderúrgica em construção na América e vai dar oportunidade para o setor metalmecânico do Ceará. Temos também o Centro de Capacitação do Trabalhador Cearense, quase concluído. Essas obras vão mudar a realidade da economia no Estado. Vale lembrar que eu e a vice-governadora Izolda não vamos medir esforços para expandir as Escolas de Ensino Profissionalizante de Tempo Integral para todas as cidades do Ceará”, finalizou o governador.

IFCE – O campus do IFCE em Itapipoca possui área construída de 4.442 metros quadrados. A estrutura da nova unidade do IFCE conta com bloco didático com dois pavimentos, abrigando 10 laboratórios e 20 salas de aula. Inclui também bloco administrativo que abrigará todos os serviços a serem oferecidos à comunidade, além de auditório, biblioteca e sala de videoconferência.

A estrutura do campus abrange ainda um segundo bloco didático para cursos da área industrial, com mais seis laboratórios, sala de aula e oficina de manutenção, bem como um ginásio poliesportivo coberto.

Além de Itapipoca, estudantes de outros municípios do Litoral Oeste e da zona norte serão beneficiados diretamente com o novo campus, tais como os de Itapajé, Irauçuba, Tururu, Uruburetama, Miraíma e Amontada. Espera-se também que a área de abrangência se torne ainda maior, atendendo, inclusive, demanda do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Como forma de antecipar as atividades do novo campus, o IFCE já oferta os cursos de Operador de Computador e Cuidador de Idoso para 50 alunas atendidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas, que também fazem parte do programa Mulheres Mil, vêm ocorrendo desde dezembro de 2014, de forma temporária, no Centro Social Urbano da prefeitura do município. Com a inauguração do Campus, as atividades serão transferidas para a nova unidade.

Já a oferta de cursos regulares pelo IFCE em Itapipoca começará ainda no primeiro semestre de 2015, por meio das formações técnicas em Edificações e Mecânica. A definição dos cursos a serem ofertados se deu por meio de encontros e audiência publica com autoridades e a comunidade do município.

Veja fotos do evento em: picasaweb.com/secitece

,