Prefeitura de Fortaleza lança calendário protagonizado pela terceira idade


Prefeitura de Fortaleza lança calendário protagonizado pela terceira idadeA Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), lançou na manhã desta terça-feira (23/12), o Calendário Imagens do Tempo, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Couto Fernandes.

O calendário tem como objetivo promover o protagonismo de idosos atendidos pelo CRAS, possibilitando um olhar diferenciado sobre a terceira idade, através da construção da representação da realidade e das imagens junto aos idosos. Além disso, o trabalho publicitário tem propósito de chamar atenção para a defesa dos direitos da pessoa idosa, através da disseminação do seu conhecimento, fortalecimento de identidade e ideal imaginário, visando a redução de situações de violação.

Para Cláudio Ricardo, Secretário da Setra, a ideia do calendário é principalmente representar uma parcela crescente da sociedade que merece um olhar diferenciado. “Surgiu a ideia de fazer um calendário diferente, porque nos calendários sempre se destacam a beleza da juventude, mas nunca ninguém havia pensado em colocar o idoso como destaque, como protagonista e referência. Isto é uma coisa que temos que nos habituar e fazer muito. Cabelos brancos são algo recente na história, dado que na idade média de vida era de 32, 33 anos. Hoje, temos uma expectativa de vida no Brasil muito boa, 70, 72 anos, então temos que nos habituar a tratar políticas para essa faixa etária”, afirmou.

A respeito das violências sofridas pelos idosos em Fortaleza, o Coronel Sérgio Gomes, Coordenador da Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Cidadania e de Direitos Humanos do município e presidente do Conselho Municipal das Pessoas Idosas, comentou: “as maiores violências hoje, os maiores abusos são a violência patrimonial, a história do cartão que é furtador, subtraído, o abandono do idoso incapaz, que a gente chama de grau dependência três, que muitas vezes é jogado para um ILTI, ou hospital, sem a menor condição e várias outras como o próprio descaso, violência física, moral, psicológica”, declarou.

Para Maria Ernestina Cavalcante (67), mãe de oito filhos, atendida pelo CRAS e participante do calendário Imagens do Tempo, “foi maravilhoso participar desse momento, foi o máximo, pois participar, na terceira idade, de um calendário é inimaginável. Passeamos por vários locais, representamos vários momentos das nossas próprias vidas, relembrei minha juventude, quando tinha 12 anos de idade, que só tinham poucas casas. Hoje, a gente da terceira idade vive muito feliz, pois é visto, é lembrado, é elogiado”, disse.

Além desta atividade, a Prefeitura de Fortaleza faz um trabalho de acompanhamento, empoderamento, fortalecimento e atua de forma protetiva em busca do bem estar dos cidadãos da terceira idade do município. Para casos de denúncias contra violações de direito humano, ligue 0800-285-0880, ou disque 100.

 

Fonte: Prefeitura de Fortaleza