Senador Inácio enaltece a luta do povo palestino


solidariedade-palestinaDia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino, que será celebrado amanhã, 29 de novembro, é uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Quando vereador em Fortaleza, Inácio Arruda (PCdoB), foi autor da lei que instituiu a celebração na capital, e quando deputado estadual, também foi autor da lei que instituiu a comemoração no Ceará. Neste ano, Inácio apresentou proposta de sessão solene no Senado, relativa à data.

“A criação do Estado Palestino é uma das mais graves questões humanitárias e geopolíticas que o Século XX deixou de herança para o Século XXI. Em 29 de novembro de 1947, a Assembleia Geral da ONU determinou a partilha da Palestina em dois estados, um judeu e um árabe. O estado judeu foi criado, e é hoje um dos mais poderosos da região, sustentado econômica e militarmente pelas grandes potências ocidentais, sob a liderança dos Estados Unidos. O Estado Palestino permanece uma promessa não cumprida, uma ferida aberta a denunciar os extremos de brutalidade e barbárie a que a humanidade ainda se encontra submetida nos dias atuais”, denuncia o senador Inácio.

Reforçando novamente seu compromisso histórico, e por entender que o ano de 2014 seria crucial para a sempre adiada conquista da paz na região, a Assembleia Geral da ONU instituiu este como o Ano Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina. A iniciativa das Nações Unidas, mais uma vez, propiciou a realização de numerosas mobilizações e manifestações em favor da causa do povo palestino em todo o mundo, inclusive no Brasil.

O senador Inácio recebeu do embaixador do Estado da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, agradecimento pela sua ação solidária aos palestinos. Ele enfatizou que, neste dia 29, serão realizadas “comemorações tanto na sede da ONU, em Nova Iorque, como nos escritórios da Organização em Genebra e em Viena. Esta data é comemorada em quase todo o território brasileiro, acatando a Resolução da ONU”.

,