Senado vai ganhar espaço para ciclistas


Senado vai ganhar espaço para ciclistas

Mais uma ação de incentivo ao uso da bicicleta foi aprovada esta semana pela Comissão Diretora do Senado Federal. Projeto (PRS 19/2014), de autoria do senador Inácio Arruda, prevê a criação do Espaço do Ciclista, um local de apoio aos funcionários que utilizam a bicicleta como meio de transporte. A decisão atende a uma demanda dos servidores. De acordo com o projeto, o Espaço do Ciclista deverá contar com vestiário equipado com chuveiros e armários, além de bicicletário.

“O Senado Federal, como a maioria das instituições públicas, há muito necessita de um espaço que atenda aos ciclistas, pois medida dessa natureza alinha-se a tendência de incentivo ao transporte saudável, não poluente, de baixo custo, inserido na política de mobilidade urbana”, defendeu o senador Inácio.

 

IPI Zero para bicicletas

É de autoria de Inácio Arruda, Projeto de Lei n° 166/2009, que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI – as bicicletas e suas peças. O IPI Zero para Bicicletas significa a redução de mais de 20% no preço final do produto.

O objetivo é promover o uso da bicicleta, não só como esporte, mas como um meio de transporte seguro, sustentável e viável, principalmente para a classe trabalhadora. Hoje, no Brasil, 7,4% dos deslocamentos (15 milhões de viagens diárias) são feitos em bicicletas.