Parlamentares do Brasil visitam o Vietnã e estreitam amizade entre os países


Parlamentares do Brasil visitam o Vietnã e estreitam amizade entre os paísesUma delegação do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Vietnã visitou aquele país, onde foi recebida pelo presidente do Comitê de Relações Exteriores da Assembleia Nacional vietnamita, Tran Van Hang. Dentre outras atividades, os parlamentares brasileiros têm trabalhado com a Associação das Vítimas do Vietnã do Agente Laranja / dioxina (AVA).

Tran Van Hang afirmou que seu país mantém sua política exterior de independência, autossuficiência, diversificação e multilateralismo, disposto à amizade com todos os países do mundo, pela paz, cooperação e desenvolvimento.  “O Vietnã fortalecerá a amizade e a cooperação integral com o Brasil e aplicará medidas favoráveis para que as empresas brasileiras atuem em seu território”, afirmou.

Já o tenente-general Nguyen The Luc, vice-presidente da AVA, expressou sua esperança de que, após a visita, os parlamentares brasileiros compartilhem com o povo brasileiro o que viram da situação das vítimas do agente laranja.

O senador Inácio expressou a solidariedade dos brasileiros, lembrando que o agente laranja, despejado pelas tropas norte-americanas na população vietnamita, contém grandes quantidades de dioxina, uma substância cancerígena, e causou doenças e incapacidades tanto em soldados quanto em civis. Hoje, 2 milhões de vietnamitas e dezenas de milhares de norte-americanos veteranos da guerra do Vietnã sofrem seus efeitos no organismo. Durante a Guerra do Vietnã (1964-1975), os Estados Unidos despejaram 83 milhões de litros de herbicidas altamente tóxicos sobre centenas de milhares de hectares do Sudeste Asiático, a maioria no Vietnã.

A delegação brasileira, que esteve no Vietnã entre os dias 24 e 28 de novembro, foi integrada pelos senadores Inácio Arruda (CE) e Vanessa Grazziotin (AM), pelos deputados federais do PCdoB Jô Moraes (MG) e Perpétua Almeida (AC), e pelo deputado federal Marcos Rogério (PDT-RO).

Na foto: Jô Moraes, Inácio Arruda, Tran Van Hang e Vanessa Grazziotin