Inácio Arruda convoca pressão popular em apoio ao governo


Inácio Arruda convoca pressão popular em apoio ao governoO senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), em discurso na tribuna do Plenário nesta terça-feira (11), propôs que o governo federal dialogue com os movimentos sociais e com o povo para criar uma “pressão da sociedade junto ao governo, não contra o governo”.

– Mais desenvolvimento social precisa de decisão política corajosa, e decisão política corajosa precisa de base de apoio. E base de apoio é o movimento social. Temos que chamá-lo para dentro do Palácio do Planalto, dialogar com ele – conclamou o senador.

Inácio Arruda disse perceber uma movimentação do mercado no sentido de pressionar a presidente reeleita Dilma Rousseff a reduzir investimentos públicos, o que prejudicaria o crescimento do país.

– O mercado e seus oráculos abrem uma bateria de pressão sobre a presidente para fazer o Brasil controlar de tal sorte os gastos públicos que diminua a capacidade de a União, estados e municípios investirem – criticou ele.

O senador alertou para o fato de que a redução de gastos públicos implicaria em prejuízo para a população mais pobre, e que a forma mais eficiente de reagir a isso é resgatar a mobilização que, na sua visão, serviu de base para as eleições de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

– Nós devemos contrapor a essa pressão do mercado a pressão social, que tem peso, que tem importância. Foi essa pressão social que deu sustentação aos governos de Lula e de Dilma. As conquistas têm que avançar, têm que aumentar. Não devemos aceitar essa ideia de redução – afirmou.

Para Inácio Arruda, a pressão do mercado serve a “ideias golpistas”:

– O mercado age para impor o programa que perdeu. Não devemos aceitar essa tese, que foi deixada de lado nas urnas e tenta prevalecer por outros meios – alertou o senador.

Fonte; Agência Senado