Inácio destaca avanço do Brasil no uso de biocombustíveis


Inácio destaca avanço do Brasil no uso de biocombustíveisO senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) participou do esforço concentrado de votações do Senado na terça-feira, 2, que aprovou a medida provisória que aumentou o percentual de adição de biodiesel e etanol aos combustíveis.

“Trata-se de uma decisão ajustada ao nosso tempo, importante para incentivar a recuperação das usinas sucroalcooleiras e a atividade industrial”, considerou o senador. “Vai beneficiar as usinas que produzem açúcar e álcool e também os produtores de equipamentos, a indústria de base e mais de 70 mil agricultores que fornecem cana para essas usinas. O aumento representa em torno de 1,2 bilhão de litros a mais do chamado álcool anidro e isso dá sustentação ao preço. Vai gerar mais emprego e mais renda, no campo e nas cidades”, destacou.

O texto aumenta de 5% para 6% o percentual obrigatório de mistura do biodiesel ao óleo diesel. A partir de 1º de novembro, o percentual passará para 7%. Esse índice poderá ser reduzido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), caso haja motivo justificado. O texto aprovado pela Câmara prevê a redução até o limite de 6%.

“É um avanço do Brasil na utilização de biocombustíveis”, ressaltou Inácio Arruda.