Senado examina, amanhã, projeto de Inácio que valoriza salário mínimo


Senado examina, amanhã, projeto de Inácio que valoriza salário mínimoA Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado discute amanhã, dia 6, proposta de Inácio Arruda (PCdoB-CE) que mantém a política atual de reajuste do salário mínimo até 2019. A política de aumento real do salário mínimo termina no próximo ano. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 31/2014 também estende o reajuste aos aposentados e pensionistas. O senador entrou, dia 5, com requerimento para que a matéria seja votada em regime de urgência.

Atualmente, o salário mínimo é reajustado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e, a título de aumento real, na variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Por proposta do relator, o aumento real dos benefícios previdenciários será vinculado ao crescimento real da remuneração média dos trabalhadores na ativa. Esse crescimento é obtido pelas informações da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações da Previdência Social (GFIP).

Inácio saudou a modificação, pois “o benefício dos aposentados fica vinculado à renda dos trabalhadores ativos, impedindo assim que eles deixem de acompanhar as melhorias observadas no mercado de trabalho do país”.

Se aprovado na CAS, o projeto segue para Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votado em decisão terminativa.