Inácio é autor da Lei da Semana da Leishmaniose


Inácio é autor da Lei da Semana da LeishmaniosTem início na próxima quarta-feira, 6, em Fortaleza, a Semana de Controle e Combate a Leishmaniose. A atividade, que ocorre em todo o país, é resulta da Lei 12.604/2012, de autoria de Inácio Arruda. “Nossa intenção foi realizar, na semana que coincide com o 10 de agosto, a discussão e conscientização sobre a importância do controle e combate a leishmaniose, também conhecida como calazar. Escolhi essa data para homenagear o médico sanitarista e cientista Evandro Lobo Chagas, que nasceu nesse dia e realizou estudos sobre febre amarela, malária e, principalmente, sobre a Leishmaniose”, explica Inácio.

Somente neste ano, cinco, das 52 pessoas diagnosticas com leishmaniose em Fortaleza, morreram, em Fortaleza. Quase 4 mil cães foram identificados como reservatórios do parasita causador da zoonose.

A abertura oficial da semana, na capital cearense, ocorrerá às 9 horas, no Cuca da Regional V (bairro Mondubim). A doença tem tratamento oferecido pela rede pública de saúde.

A leishmaniose é transmitida por pequenos insetos que se alimentam de sangue e não é contagiosa. Se não for tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos humanos. A doença também pode ser fatal para os animais domésticos, que devem ser tratados assim que haja suspeita da sua ocorrência.