Com relatório de Inácio, Senado autoriza empréstimos para a Bahia


Com relatório de Inácio, Senado autoriza empréstimos para a BahiaO Senado aprovou, dia 16, autorização (MSF 57/2014) para que o governo da Bahia contrate operação de crédito no valor de 400 milhões de dólares junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com o aval da União. Os senadores também aprovaram a operação de crédito MSF 56/2014, que envolve recursos do Fundo Internacional para Desenvolvimento da Agricultura (Fida), no valor de cerca de R$ 100 milhões.

O relator das duas matérias foi o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que votou favoravelmente aos empréstimos, elogiando o empenho para a aprovação demonstrado pelos três senadores da Bahia: João Durval (PDT), Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT). “Os nobres senadores baianos trabalharam intensamente junto ao Governo brasileiro, junto à Fazenda e ao Tesouro Nacional, para o sucesso desse empréstimo que vai ajudar um dos maiores Estados brasileiros, que precisa desses recursos.

 

A soma total nos dois empréstimos é de aproximadamente 430 milhões de dólares. Isso tem impacto na economia baiana e impacto na economia brasileira”, afirmou o parlamentar. Os recursos serão destinados ao financiamento parcial do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável na Região do Semiárido (Prosemiárido) e para o Programa de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico do Estado (Proinclusão II). As duas propostas seguem para promulgação.