Para Inácio, Marco Civil permite democratização da Internet


 

A aprovação do Marco Civil da Internet, pelo Senado no dia 22, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no dia 23, foi saudada, pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). Para ele, esta é “uma lei que permite o processo de democratização em uma rede de comunicação absolutamente nova; que permite uma ligação forte e democrática, aberta. Eu posso ter o meu jornal na rede internacional de computadores, cada Senador pode ter o seu, cada partido pode ser o seu, cada instituição pode ter o seu jornal, pode dar a sua opinião de forma livre, aberta. Isso incomoda setores concentradores que dominam a rede de comunicação no mundo? Claro que incomoda. Mas ele é muito forte para nós, ele consolida muito mais as relações nossas com a nossa sociedade e também com o mundo”.

Para Inácio, Marco Civil permite democratização da InternetPara o parlamentar, a nova lei “permite a liberdade na rede, permite a democratização e permite, sobretudo, que não deixemos a rede ao sabor do famoso ‘mercado’, que quer ganhar bilhões, trilhões em cima de uma regulamentação que pode prejudicar o processo democrático e de liberdade na rede de computadores”.

Inácio destacou a atuação da bancada comunista na Câmara dos Deputados, um “trabalho extraordinário, desenvolvido pelas nossas companheiras Manuela D’Ávila, Perpétua Almeida e Luciana Santos, lideradas por Jandira Feghali, que se dedicaram e se debruçaram intensamente sobre esse tema, oferecendo sugestões, alterações, modificações, que foram acolhidas num bom e longo debate”.

 

Leia também:  Inácio saúda aprovação do Marco Civil da Internet

 

Ele ressaltou que a matéria foi intensamente debatida, inclusive com a realização de três audiências no Senado Federal. “Além disso, muitos Senadores que acompanham essa discussão também estiveram na Câmara, acompanhando o debate lá, porque sabiam da importância. Aprovamos um texto que é referência para nós no Brasil, mas também se transforme em referência para o mundo. São muitos os países que estão olhando o texto produzido no Brasil, que querem saber essa informação”.