Inácio manifesta pesar pela morte de García Márquez


Inácio manifesta pesar pela morte de García MárquezO senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) lamentou, dia 22, no plenário do Senado, o falecimento do escritor colombiano Gabriel García Márquez, “um grande intelectual e militante ativo do Partido Comunista Colombiano por várias décadas. Por essa razão, ele foi banido dos Estados Unidos da América (EUA), também por muitas décadas, só podendo ingressar naquele país durante o período do Governo de Bill Clinton”.

O parlamentar lembrou a prisão de cinco cubanos antiterroristas nos EUA, em setembro de 1998, e exaltou a atuação do escritor “para mostrar a Bill Clinton que os cubanos presos eram pessoas que tentavam desbaratar uma gangue de terroristas que atacava o Estado cubano de forma frequente. Está descrito esse episódio no livro extraordinário do Fernando Morais, Os Últimos Soldados da Guerra Fria”.

García Márquez foi o criador da Escola de Cinema de Cuba, de formação latino-americana, que recebeu estudantes do mundo inteiro. “O cinema do meu Estado, que realiza um festival já há mais de vinte anos, teve como berço de formação a Escola Cubana de Cinema, criada por esse extraordinário escritor, jornalista, cronista, um homem de sete instrumentos, exatamente com essa arte de poder se comunicar não só com o seu povo, como com o mundo”, registrou Inácio.

O pronunciamento do senador Inácio foi em apoio ao voto de pesar, proposto pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), pela morte do escritor colombiano, no último dia 17.