China anuncia crescimento e avanço na distribuição de renda


China anuncia crescimento e avanço na distribuição de rendaA economia chinesa cresceu 7,4% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, revelou nesta quarta-feira (16) o Departamento Nacional de Estatísticas. Dados preliminares mostram que o PIB (produto interno bruto) do país, chegou a 12,8213 trilhões de yuanes (R$ 4,6 trilhões) nos primeiros três meses do ano, anunciou o órgão.

Primeiro-ministro da China, Li Keqiang (no meio), visita campos de plantação para o desenvolvimento de projetos de modernização da agricultura no país.  O porta-voz da entidade, Sheng Laiyun, afirmou, na coletiva realizada pelo Gabinete de Imprensa do Conselho de Estado, que a economia nacional registrou uma tendência estável no primeiro trimestre deste ano.

O governo chinês tem trabalhado por reformas, inovação, reestruturação e melhoria do bem-estar da população, colocadas como prioridades do plano de gestão e avanço social, político e econômico.

Segundo o porta-voz, um crescimento mais fraco poderia resultar em pressão sobre a economia, mas o ritmo ainda está dentro do que se pode considerar razoável, sobretudo em contexto de crise internacional.

De acordo com os mesmos dados, ainda, exceto em fatores como os preços, o rendimento disponível per capita nacional cresceu 8,6%, em relação ao mesmo período do ano passado. Sheng afirmou que, segundo a investigação de residentes para a integração urbana e rural aplicada a partir do quarto trimestre de 2012, o rendimento disponível per capita nacional atingiu 5.562 yuanes no primeiro trimestre de 2014, aumentando 11,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O rendimento mensal em dinheiro, per capita, nacional de habitantes rurais chegou 3.224 yuanes no primeiro trimestre deste ano, aumentando 12,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso significa que a distância de rendimento entre habitantes urbanos e rurais está menor, com uma melhoria na distribuição de renda no país, conforme priorizado pelo governo.

Fonte:  Portal Vermelho com informações da Rádio China Internacional